24/11/2009

Pra que fazer redação?

Por M.M. Doralice

É meia noite.O relógio bate "tic tac, tic tac" e as ideias, já poucas, vão fugindo, uma após a outra. Os textos que li não me pareceram tão bons, a coletânea não ajuda em nada e, pra terminar, minha cabeça dói. Então me pergunto: "por que fazer redação?"

Nosso diretor querido prontamente responderá, com o seu discurso pronto, se inserir no mercado de trabalho, passar na porra do vestibular. O corretor entediado dirá "Não faça! Melhor pra mim." e a minha professorinha certamente pensará "Pra onde vai a educação brasileira, nãoá?".

Mas mesmo com isso tudo, às 6 horas da manhã, após uma "boa noite de sono", sobre a folha toda amassada e com a cara toda marcada, continuo a me perguntar "E então, pra que fazer redação?".

Meus colegas, indignados, jamais me defenderão, não vendo que somos treinados, como cachorros, adestrados pra fazer dissertação. Ao tema que eles escolhem, ficamos subordinados, depois ainda vem o tema, pra nos deixar limitados. E a nossa criatividade, por tanto tempo escondida, fica sempre a mercê da tinta vermelha bandida.

Os corretores atarefados, sempre sobrecarregados, corrigem, muito apressados, os textos que a gente faz. Apegados a estrutura, o conteúdo mal vêem, catando os erros e vírgulas daquilo que dizem que lêem. No final de cada semana, um comentário somente, pra mim e pra toda a gente, escrevem até na notícia, "melhore seus argumentos".

Porém se já começou a marcar o meu papel, é melhor parar agora, porque a proposta agora é minha, e nela não tem coesão, ortografia nem adequação. Se você gosta de forma, vai ler Olavo Bilac e larga minha redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário